Virei Dono… E agora?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sempre sonhou em ter seu próprio negócio.  Começou a empreender ainda estando empregado (e investindo tempo e dinheiro no seu negócio nas horas vagas) ou perdeu o emprego e se viu obrigado a abrir uma empresa. Agora você batalha muito. Faz longas jornadas diárias e ainda tem muito trabalho nos finais de semana. Mas  seu negócio começou a dar os primeiros sinais de resultados positivos, graças a sua persistência!

Parabéns!

Entretanto, para crescer todos os negócios tem uma necessidade em comum: precisam contratar alguém para ajudar. Afinal, se seu negócio está crescendo você vai precisar de ajuda. E começa assim mesmo: sendo só uma ajuda. Um dia você contrata alguém por algumas horas só pra conseguir fazer no prazo aquela entrega do pedido gigante que você muito empolgado, aceitou sem pensar muito. Depois vê que pode ser possível assumir outras entregas assim se contar com ajuda regular. Chama o ajudante na semana que vem, na outra também e, de repente… o natal se aproxima…

Que maravilha! Uma excelente oportunidade para vender mais não é mesmo?

Mas… você olha o seu ajudante ao seu lado e pensa: “será que preciso começar a pagar o 13º…? Mas ele nem tem carteira assinada… Será que preciso assinar a carteira? (É nessa hora que a foto do topo desse post começa a fazer sentido pra você..)

Se você se identificou com essa história você não está sozinho! Você é igual a milhares de brasileiros que de repente se descobrem sendo donos de negócio.

Você é o Dono.  E agora?

E agora, bem…preciso te dizer: não será nada fácil. Você vai se deparar com inúmeras obrigações a cumprir, vai ter que treinar o seu empregado (ou empregados), fiscalizar constante o cumprimento das tarefas dele, e a pior parte, destinar parte dos seus lucros para o pagamento de salários e direitos trabalhistas, vai se deparar com inúmeras situações novas todos os dias, com decisões a tomar, e, sim… talvez um dia você tenha que demitir quem deveria ajudar você a crescer… Já pensou nisso?

Para te apoiar nesta sua jornada, nós aqui do Papo de Patrão® desenvolvemos uma série de conteúdos para te auxiliar a tomar as melhores decisões para seu negócio. Desde obrigações que você terá que cumprir, dicas de como agir em diversas situações e de como organizar sua empresa.

Aqui você encontra suporte para pensar, sentir e agir como um verdadeiro Patrão.

Pra começar, arrume uma cadeira. A cadeira do Patrão. Ela não deve ser imponente ou cara, mas deve deixar claro quem está no comando.  É nela que você pensará o seu negócio.

Clicando neste link aqui você tem acesso a uma planilha que calcula  quanto o seu empregado vai te custar. Isso mesmo, aqui vai o primeiro aprendizado para deixar de ser dono e virar Patrão. Um funcionário ruim e um funcionário rentável tem o mesmo custo, então se concentre em contratar um funcionário rentável.

Mas antes, você pode gostar de ler esse post: Quanto custa um empregado?  Esse post vai te ajudar a entender todos os custos e entender a planilha pra saber EXATAMENTE quanto vai te custar ter uma ajuda para sua empresa.

Você não está sozinho! Sucesso na sua jornada de Patrão!

Comente aqui a sua opinião:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *