Defina uma meta para sua empresa. Porque ninguém projeta problemas para o futuro.

Defina uma meta para sua empresa. Porque ninguém projeta problemas para o futuro.

Tempo de leitura: 12 minutos

Ao definir uma meta para sua empresa o dono estará diante de uma oportunidade única em sua vida empresarial.Ao definir uma meta para sua empresa o dono estará diante de uma oportunidade única em sua vida empresarial.Ao definir uma meta para sua empresa o dono estará diante de uma oportunidade única em sua vida empresarial.

Ao definir uma meta para sua empresa o dono estará diante de uma oportunidade única em sua vida empresarial.

Ao definir uma meta para sua empresa o dono estará diante de uma oportunidade única em sua vida empresarial. Por quê?  Apenas porque ninguém projeta problemas para o futuro!

A primeira parte da maioria das histórias dos negócios que estão dando certo no país é contada mais por sonhos e coragem do que por planos de seus donos.

Aprendendo com seus acertos e erros, os donos de negócio conseguem levar adiante seu sonho, vencendo desafios que variam da concorrência “desleal” até o cliente ser o “rei”.

Quando o  dono é o melhor empregado da empresa.

Na maioria das histórias o sonho beira o pesadelo quando chega a hora de contratar empregados, não é mesmo?

À primeira vista pode parecer que a rotina do dia-a-dia ficaria mais fácil. Mas não fica na maioria dos casos. Começa muito cedo e termina muito tarde.

Então mesmo contratando continua atento a  tudo e a todos.

Todas as decisões continuam passando pelo dono. Os clientes e fornecedores são atendidos pelo dono. Compras são de responsabilidade do dono. O dono também faz as contratações, demissões e treinamento.

Enfim, tudo o que acontece na empresa, acontece pelas ações do dono.

Resumindo: O dono é o melhor empregado da empresa.

Hummm… Mas se o dono é o melhor empregado, quem está dirigindo a empresa?

O pior que pode acontecer a uma empresa que está sem direção é quando o dono consegue reunir um grupo de empregados esforçados e pede que eles dêem o seu melhor para o bem da empresa.

A ilustração abaixo mostra os empregados esforçados respondendo com entusiasmo e comprometimento ao pedido do dono para que todos façam o seu melhor para o bem da empresa.

Os empregados trabalham fazendo o seu melhor, com grande comprometimento, mas seus esforços não são transmitidos com eficiência para o resultado do trabalho.

É fácil perceber a quantidade de problemas que podem ser gerados por empregados esforçados e comprometidos em atender a determinação do dono para que cada um faça o seu melhor.

O resultado para a empresa é a estagnação dos seus resultados empresariais.

O desafio então passa a ser como “alinhar” o comprometimento dos empregados esforçados se o dono é o melhor empregado da sua empresa?

Dicas do Patrão para alinhar os empregados da empresa em 3 passos

Passo 1: clique aqui para conhecer o conceito da cadeira do Patrão.

Passo 2: Esteja convencido que mesmo o melhor empregado não define a direção. Definir a direção é uma ação exclusiva de dono.

Passo 3: Defina a  direção a ser seguida. Defina uma meta para sua empresa.

Por que definir uma meta para sua empresa?

Defina uma meta para orientar a mudança de patamar de resultado da empresa. Uma vez definida, a meta mantém o foco da atuação de todos na empresa direcionando melhor todos os esforços e recursos da empresa.

Assim, a meta não serve apenas para mudar o patamar de resultados da empresa. Serve também para mudar o patamar da gestão do dono.

Todo dia, ao sentar na cadeira do Patrão o dono vai, pouco a pouco, se desapegando de ser o melhor empregado da empresa para se desenvolver como o dono do negócio e construtor do seu destino.

A meta impõe ao dono um desenvolvimento gradual, respeitando seu tempo, mas gerando resultados positivos. Isso ajuda a manter a motivação de estar no caminho certo.

O que são metas?

Ao se aprofundar no tema metas o dono irá se deparar com um blá blá blá muito pouco produtivo sobre a diferença entre meta e objetivo. Passe adiante, não perca seu precioso tempo com isso. Seja prático. Defina uma meta para sua empresa!

Metas são quantificações especificas de uma situação futura desejada pelo dono para sua empresa. Uma situação que mereça ser alcançada onde todos estarão mais seguros e confiantes para enfrentar a concorrência do mercado com o bônus de terem conquistado aprendizado gerado pela caminhada até o alcance da meta.

Antes de tudo é muito importante entender que as metas devem ser bem definidas. Do contrário, todo o esforço para mobilizar a empresa poderá gerar a frustração da meta não ser alcançada.

A maior habilidade do dono para definir uma meta para sua empresa

Agora chegamos ao ponto critico da gestão de negócio. Um dono que defina uma meta para sua empresa mostra ao mundo que esta a frente de um negócio com gestão diferenciada.

Definir e alcançar uma meta são as ações essenciais a serem praticadas da cadeira do Patrão.

De antemão Já vimos que a meta é uma situação futura desejada. Vimos também que a meta precisa ser alcançável, mas também que precisa mudar o patamar de resultados para um patamar nunca antes atingido pela empresa.

Para isso a meta tem que ser desafiadora. E esse é o maior desafio de uma meta:

O ajuste fino entre o alcançável e o nível de desafio.

Observe o exemplo abaixo:

André é o dono de uma franquia de chocolates muito conhecida e vendeu R$ 30.000,00 no mês de março 2021. Resolveu então projetar uma meta de crescimento de desafiantes 30% para o faturamento do mês de abril 2021.

André definiu uma meta? O que você acha? É alcançável? É desafiadora? Pense 2 minutos e anote suas conclusões antes de seguir em frente com a leitura.

Seguindo…

Em condições normais de mercado projetar uma situação futura de aumento de 30% de faturamento seria desafiador até para uma meta anual.

Mas para o mercado de chocolates o mês de abril é o melhor mês do ano, pois é o mês da páscoa. Pesquisas mostram aumentos com picos de até 800%, com médias de 80 a 100% nas vendas do período.

Então, o André projetou mesmo uma meta?

Com certeza a meta vai ser alcançada. Qual o problema então?

Isso mesmo… Cadê o desafio? Se o mercado tem projeções históricas de aumento médio em torno de 100% das vendas no período, então os 30% projetados pelo André não representam um desafio no presente contexto.

O que acontece então na realidade? Ao se concentrar no alcançável André eliminou o desafio.

Ao eliminar o desafio André perdeu a maior oportunidade de uma meta que é o aprendizado gerado ao longo da caminhada até um resultado final desafiador.

Aprendizados são gerados a partir das soluções dos problemas

Esses aprendizados são gerados a partir das soluções dos problemas surgidos no dia a dia para se manter no caminho para a meta.

Fica claro agora porque o maior desafio de uma meta é o ajuste fino entre ser  alcançável e desafiadora.

Então por que é tão importante ao dono desenvolver a sua habilidade em equilibrar essas duas características?

É importante porque esse equilíbrio gerencia o nível de motivação dos empregados. Tanto a meta muito fácil de ser alcançada, como a impossível, produz desmotivação.

Definindo uma meta pelo método SMART

 

O método SMART  é o mais utilizado para orientar o dono a definir uma meta. O método propõe que se a meta tiver 5 características é uma meta SMART.

Defina uma meta para sua empresa com essas características:

eSpecífica: defina com muita clareza sobre o que quer atingir. Detalhe o máximo possível porque a meta é um norte, mas também é um instrumento de comunicação. Todos tem que entender o “aonde” o dono quer chegar.

Mensurável: sem quantificar não há como acompanhar para medir o progresso da caminhada rumo a meta. A meta vai ter um aumento de faturamento ou de lucratividade? Ou ambos? E de quanto?

Alcançável: a importância desta característica já foi bem explorada neste post não é mesmo? Caso deseje um papo de patrão registre nos comentários.

Relevante: qual o significado da meta para o dono? Por que será importante para a empresa alcançá-la? Como o resultado final irá diferenciar a empresa?

Tempo final: Defina uma meta para sua empresa com data final para seu atingimento.

Lembre-se que se a meta é relevante ela merece ser alcançada dentro do prazo. Não adie a busca pelas soluções mais complexas para os problemas encontrados no monitoramento da meta. Os problemas são aprendizados nessa jornada.

Dica do Patrão: Defina uma meta smart-guarda-chuva

 

A meta smart-guarda-chuva é assim chamada porque abriga todas as áreas da empresa. Todas as áreas serão envolvidas na caminhada para o atingimento do resultado esperado.

Imagine uma meta de aumento de faturamento. A área comercial é a principal responsável por buscar o resultado esperado.

De antemão é fácil imaginar que a área comercial definirá duas ações “vencedoras” para atingir a meta: descontos mais agressivos e menores prazos de entrega. E já fazem planos para gastar as comissões!

Pense! O dono deve aceitar ou não as ações apresentadas? Por quê?

São várias as consequências dessas duas ações se avaliarmos no contexto de toda a empresa. Vamos começar pela área financeira… O que o caixa da empresa acha dessas ações?

“Maiores descontos menos dinheiro em caixa.” “Menores prazos de entrega maiores estoques e mais gente para entregar”

Como resolver isso? Com meta smart-guarda-chuva.

Sentado na cadeira do Patrão o dono poderia definir a seguinte meta smart-guarda-chuva:

Em 31/12/2021 terei aumentado o faturamento em 30% sobre 31/12/2020 com lucratividade de 21%.

Essa meta para ser alcançada terá que envolver todas as áreas da empresa. As ações vencedoras têm que ser definidas em conjunto.

As áreas comercial, financeira, recursos humanos e operações terão que funcionar alinhadas para realizar tarefas específicas de melhorias de desempenho – maior faturamento e lucratividade – para a meta ser alcançada.

Planeje dividir a meta em tarefas menores

Muitas vezes a relevância da meta pode assustar seus colaboradores. Pode parecer um desafio inalcançável para eles.  Por isso dividir a meta em tarefas menores pode ser uma sábia decisão.

Ao dividir a meta em tarefas menores o dono estará garantido a motivação por estar demandando tarefas mais simples de serem cumpridas e caminhando com mais segurança para seu destino final. Clique aqui acessar uma planilha de estratégias de ações para orientar sua caminhada para atingir a meta.

Identifique os recursos necessários para a partida

O maior erro ao definir uma meta é esperar ter todos os recursos necessários para dar a partida, pois o dono nunca terá todos os recursos necessários antes de partir.

A busca dos recursos necessários faz parte da caminhada para a meta. Então se concentre nos recursos de partida. Normalmente esses recursos são informações importantes para tomada de decisão.

No caso da meta smart-guarda-chuva proposta quais seriam os recursos de partida?

O histórico de faturamento da empresa é fácil de conseguir, mas e a lucratividade?

Sem saber a lucratividade atual a meta não será alcançada. Por exemplo: se a lucratividade atual já for de 20% então a meta não será smart. Melhor definir nova meta com maior desafio de lucratividade.

Caso a lucratividade atual seja de 9%, a meta de 21% estará desafiante para o tempo final definido.

Defina sua meta smart-guarda-chuva e identifique os recursos de informações que precisará para iniciar sua partida. Está com dificuldade? Clique aqui e fale com o Papo de Patrão.

Defina metas intermediárias de controle

Uma vez dada a partida o tempo final para o atingimento da meta tem que ser monitorado. Para isso estabeleça metas smart intermediarias. Veja o exemplo abaixo:

Como este post esta sendo escrito em maio 21 restam 7 meses para o tempo final da meta proposta. Um bom exemplo de meta smart intermediaria seria “ até 31 de agosto de 2021 terei aumentado o faturamento anual em 15% com lucratividade de 13%”.

Assim, além de distribuir os esforços de maneira equilibrada, fica mais fácil visualizar o progresso até a conquista da meta.

É possível que no momento da checagem o dono ainda não tenha percebido o quanto a sua empresa já mudou com os aprendizados gerados no dia a dia de foco na meta.

Celebre os progressos já alcançados.

O que mudou na sua gestão como dono?

E o mais importante: Conseguiu entender porque o titulo do post afirma que ninguém projeta problemas para o futuro?

Afinal o Patrão sabe que um problema é apenas uma oportunidade de melhoria quando o dono assume seu papel na definição de um futuro relevante para si e seu negócio.

Conquistas relevantes começam com metas bem definidas, de forma clara e específica, alcançáveis, mas desafiadoras e com um tempo final para seu atingimento.

Defina uma meta para sua empresa.

Você não está sozinho. Sucesso na sua jornada.

 

 

 

1 comentário

  1. Avatar

    Estou impressionado, devo dizer. Raramente encontro um blog que seja educativo e interessante e, sem dúvida, você acertou em cheio. O problema é algo sobre o qual poucas pessoas estão falando de forma inteligente. Estou muito feliz por ter encontrado isso durante minha busca por algo sobre isso.

    Responder

Comente aqui a sua opinião:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *